As voltas com os Narcisos

São um mundo ainda por cima hibridam... 

O que acabo de ler deixou-me entusiasmado e um dos meus enigmas, que hoje postei em grupo do Facebook é apenas um dos milhentos que faz a cabeça de cientistas e botânicos quanto mais de autodidactas....

A quase totalidade das flores de jardim eram flores silvestres. E há muitas que escapam dos jardins para voltar ao seu meio.
Sinceramente não sei se é o caso deste Narcissus pseudonarcissus subéspecie pseudonarcissus que todos os anos volta à Serra (de São Mamede) ainda que próximo da Estrada n 359.
Julgo tratar-se da subespécie em causa que varia nas cores e no esplendor da trombeta consoante o tempo atmosférico. Tem uma floração mais tardia do que os muitos que vejo nos jardins por perto que sendo da espécie pseudonarcissus são mais frequentemente da subespécie lobularis e outras semelhantes, de trombetas mais escuras, cheias e firmes. Assim, sózinho.




Carlos Vila Viçosa cientista com quem muito tenho aprendido diz que tem de ser estudado a preceito, pois pode tratar-se de uma espécie rara! Talvez lusitanicus.....

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolotas e bugalhos

Os orégãos no Alentejo

Carvalho secular